Benefícios

 

Quais são os benefícios das aulas de reforço escolar?

As aulas particulares e o reforço escolar trazem uma série de benefícios, a saber.

Durante a aula, é impossível para o professor desenvolver o conteúdo de forma a atender o ritmo e as potencialidades e dificuldades de cada aluno. Por isso, ele segue um padrão, obrigado o aluno a se adaptar a esse ritmo. Mas, uma vez que cada aluno aprende em seu tempo e de forma particular, muitos não conseguem apreender o conteúdo em sua totalidade. Isso causa um atraso na aprendizagem de conteúdos que leva ao acúmulo de dúvidas que impossibilitam a apreensão dos conteúdos subsequentes. Surge dai o déficit de aprendizagem, que muitas vezes acompanha o aluno durante anos.

Nesse sentido, as aulas particulares e o reforço escolar são uma oportunidade para que o professor mapeie as aptidões do aluno e seu defcit de aprendizagem, desenvolvendo estratégias e planos de estudo sob medida tornando o estudo tarefa muito mais fácil e prazerosa. Além disso, por conhecer o aluno, o professor é capaz de orientá-lo em seus estudos para que ele descubra o método que melhor o atende, além de ajuda-lo a desenvolver o hábito de estudar.

Todo esse processo leva a melhores resultados e isso leva o aluno a ter maior autoconfiança. E esse sentimento faz com que o estudo se torne mais prazeroso.

 

Como identificar a necessidade da aula de reforço escolar?

Além da queda no desempenho medido pelas notas em exames, os pais também devem ficar atentos ao comportamento dos estudantes em sala de aula e fora dela.

Veja alguns indícios que podem ajudar a identificar a necessidade de reforço escolar ou aula particular:

Perda de interesse pelas aulas;

É importante notar que a falta de interesse, por parte do aluno, pode estar ligada ao fato de ele não conseguir acompanhar o ritmo imposto pelo professor, em sala. Isso não se refere apenas em déficit. Muitos alunos perdem o interesse por estar um nível acima da turma. Nesse caso, a busca por um profissional especializado é fundamental.

Desorganização e não cumprimento de prazos e tarefas;

Muitas vezes isso se dá por dificuldade de organização, falta de rotina ou dificuldade  para desenvolver as atividades, levando a procrastinação.

Esquecimento frequente de materiais;

Esse pode ser um sintoma de que o aluno não quer participar da aula, por dificuldade de acompanhar o ritmo da turma.

Falta de confiança e baixa autoestima

Alunos que se sentem inferiorizados evitam o contato escolar, como forma de não se expor ao desconforto de mostrar suas dificuldades.