Benefícios
Quais são os benefícios das aulas de reforço escolar?
As aulas particulares e o reforço escolar trazem uma série de benefícios, a saber.
Durante a aula, é impossível para o professor desenvolver o conteúdo de forma a atender o ritmo e as potencialidades e dificuldades de cada aluno. Por isso, ele segue um padrão, obrigado o aluno a se adaptar a esse ritmo. Mas, uma vez que cada aluno aprende em seu tempo e de forma particular, muitos não conseguem apreender o conteúdo em sua totalidade. Isso causa um atraso na aprendizagem de conteúdos que leva ao acúmulo de dúvidas que impossibilitam a apreensão dos conteúdos subsequentes. Surge dai o déficit de aprendizagem, que muitas vezes acompanha o aluno durante anos.
Nesse sentido, as aulas particulares e o reforço escolar são uma oportunidade para que o professor mapeie as aptidões do aluno e seu defcit de aprendizagem, desenvolvendo estratégias e planos de estudo sob medida tornando o estudo tarefa muito mais fácil e prazerosa. Além disso, por conhecer o aluno, o professor é capaz de orientá-lo em seus estudos para que ele descubra o método que melhor o atende, além de ajuda-lo a desenvolver o hábito de estudar.
Todo esse processo leva a melhores resultados e isso leva o aluno a ter maior autoconfiança. E esse sentimento faz com que o estudo se torne mais prazeroso.
Como identificar a necessidade da aula de reforço escolar?
Além da queda no desempenho medido pelas notas em exames, os pais também devem ficar atentos ao comportamento dos estudantes em sala de aula e fora dela.
Veja alguns indícios que podem ajudar a identificar a necessidade de reforço escolar ou aula particular:
Perda de interesse pelas aulas;
É importante notar que a falta de interesse, por parte do aluno, pode estar ligada ao fato de ele não conseguir acompanhar o ritmo imposto pelo professor, em sala. Isso não se refere apenas em déficit. Muitos alunos perdem o interesse por estar um nível acima da turma. Nesse caso, a busca por um profissional especializado é fundamental.
Desorganização e não cumprimento de prazos e tarefas;
Muitas vezes isso se dá por dificuldade de organização, falta de rotina ou dificuldade para desenvolver as atividades, levando a procrastinação.
Esquecimento frequente de materiais;
Esse pode ser um sintoma de que o aluno não quer participar da aula, por dificuldade de acompanhar o ritmo da turma.
Falta de confiança e baixa autoestima
Alunos que se sentem inferiorizados evitam o contato escolar, como forma de não se expor ao desconforto de mostrar suas dificuldades.